Desde que fiquei sabendo sobre a triste notícia a respeito da absolvição de Renan Calheiros, presidente de nossa atual Vergonha Nacional (o Senado), que queria ter vindo atualizar o blog. Mas essa foi uma semana bem complicada, cheia de pepinos para descascar, enquanto assistíamos aos políticos, que NÓS colocamos no cargo que ocupam, nos dando uma banana...
Não vou noticiar novamente algo que, a essa altura, todo mundo já sabe. Mas ainda estou aqui quebrando a cuca para tentar entender como, de 81 senadores, mais da metade pode ter decidido oferecer um voto de confiança e declarar inocente, alguém para qual todas as provas apontavam culpa! A única resposta que me vem à cabeça é que reinou a empatia de quem também tem o rabo preso por atos excusos e precisa defender o seu para não acabar sendo levado junto cachoeira abaixo... E, afinal, o que se podia esperar quando se é poderoso e são os amiguinhos da mesma estirpe (ou do mesmo saco, como preferirem) que estão votando? Não foi assim que um certo promotor - que é alguém que deveria ser exemplo de idoneidade e justiça - garantiu um salário de 10.5 mil reais, férias por tempo indeterminado, julgamento com foro privilegiado e o c****** a 4, alegando legítima defesa? Mas peraí, armado saindo de uma festa? 12 tiros? Legítima defesa uma pinóia! E não só foi absolvido por seus amigos do TJ - o Tribunal de Justiça (Justiça???) - como também foi promovido a um cargo vitalício quando ainda estava em período de estágio e se provou incapaz de continuar exercendo um cargo desse tipo.
O Renan Calheiros também provou não ser, mas 06 pessoas se abstiveram de votar em sua cassação. De 81, 40 disseram que não, 35 disseram que sim e 06 não quiseram responder. Algo que sempre me irritou no brasileiro é a falsa sensação de estar lutando por democracia ao anular seu voto. "Vote nulo e não apoie os políticos sujos e corruptos" ele dizem. Bobagem! Ao anular o voto que você poderia oferecer a alguém decente, você está, não só abrindo mão do seu direito de cidadão e de poder cobrar efetivamente àquele que você elegeu. Não, a pior parte é que, ao anular seu voto num bom político, você está fazendo com que um mau político chegue mais longe. Afinal, se esses 06 senadores não tivessem anulado seus votos, hoje Renan estaria cassado. E se nós tivessemos escolhido bem e se lutássemos efetivamente por nossos direitos, não estaríamos aqui com cara de palhaços, sentindo vergonha do nosso país, dos nossos representantes, do nosso povo. Sentindo vergonha de nós mesmos!
Sinto vergonha de mim! Poema de Cleide Canton com citação de Ruy Barbosa no final, declamado por Rolando Boldrin
Sinto vergonha de mim! Por ter sido educadora de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era Que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "eu" feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro.
'Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer...
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".
Marcadores: Brasil, corrupção, política, vergonha |
|
5 Comments: |
-
Pode parecer pessimismo da minha parte, mas não foi algo que me surpreendeu. Infelizmente isso já era de se esperar. Só resta saber agora até onde isso vai. E se esses caras estão lá nos representando, me pergunto então quem somos nós? É, acho que isso explica e justifica muita coisa.
-
ADOREI o comentário da Iza... quem somos nós, afinal? Já diziam: diga-me com quem tu andas que direi-te quem és. Baseado na Iza, podemos fazer uma extrapolação: diga-me em quem tu votas que direi-te quem és.
Minha única preocupação é simples de entender: no fundo, o buraco está muito mais embaixo (bem no fundo!) e envolve tantos problemas históricos de difícil resolução, tais como os problemas da educação e do trabalho no nosso país. Como exigir qualquer tipo de cidadania e discernimento de alguém que mal sabe escrever o próprio nome e que ingere 500 kcal por dia?
Minha sugestão? É muito drástica, prefiro não dizer com receio de ser rotulado de extremista, comunista e o diabo-a-quatro... mas por mim QUEIMAVA TUDO E COMEÇAVA DO ZERO! (Ctrl + Alt + Del em Brasília)
-
CAcoooooooo!! saudades do tempo que Lia vc!! adorei o texto, confesso que nao li (ainda) todo!! � lamentavel tudo isso, adorei tb o poema, eu como educadora me sinto envergonhada, mas a vergonha maior ainda � saber que os " poderosos" nao sentem nenhum pingo da vergonha que sentimos...
-
Oiê! Eu ia comentar mas como mais nada resta pra ser dito além de tudo o que você já escreveu no texto... fica valendo minha primeira passagem por aqui pra deixar um OI! (PS: Não recebo por fora pra fazer propaganda de operadora de telefonia celular! Hehehe...)
Abraço; Evaristo (ou emneto, ou Vavá...)
-
Nem tem o que falar você disse tudo e a isa expressou minah opinião rs..!
|
|
<< Home |
|
|
Pode parecer pessimismo da minha parte, mas não foi algo que me surpreendeu. Infelizmente isso já era de se esperar. Só resta saber agora até onde isso vai.
E se esses caras estão lá nos representando, me pergunto então quem somos nós? É, acho que isso explica e justifica muita coisa.