CACO NA CUCA <data:blog.pageName/> - CACO NA CUCA Para abrir em nova janela. function externalLinks() { if (!document.getElementsByTagName) return; var anchors = document.getElementsByTagName("a"); for (var i=0; i


Caco na Cuca
Teatro, TV, cinema, Disney, Artistas, tecnologia, Twitter e muito mais você encontra por aqui!

sexta-feira, junho 11, 2010
Otimizando Campanhas em Redes Sociais
De acordo com o relatório da Mzinga & Babson Executive Education Study, 80% dos profissionais não medem suas campanhas de marketing nas redes sociais. Muitas empresas, inclusive, contratam profissionais focados em redação para gerenciar suas redes sociais e não se dão conta da importância ao planejamento e estratégia. Isso obviamente prejudica bastante a mensuração dos efeitos destas campanhas sobre o desempenho do site uma vez que não sabemos qual foi a taxa de conversão dessa ação de marketing digital. Também fica impossível determinar o ROI de tais iniciativas. As ferramentas de web análise podem ajudar muito nisso, embora em termos de redes sociais existam algumas métricas que não podem ser determinadas de forma automatizada.

Mas se você tem interesse em conhecer os resultados de suas ações, seguem 10 métricas que podem ser utilizadas:

1. Número de Acessos – Meça os acessos de cada rede social em que você atua. Isso pode ser feito facilmente com o Google Analytics bastando para isso fazer algumas configurações na ferramenta de modo a segmentar este tipo de acesso. Se a situação for crítica, vale a pena pensar em configurar um filtro específico no Google Analytics.

2. Tempo de Engajamento – Se você tem um aplicativo no Facebook, quanto tempo as pessoas ficam no mesmo? O tempo vem aumentando? Se as pessoas acessam seu site oriundas das redes sociais, quanto tempo elas gastam nele? Mais uma vez, o Google Analytics pode lhe ajudar a medir esse comportamento quando bem calibrado e segmentado.

3. Bounce Rate (taxa de rejeição) – Os visitantes que chegam ao seu site através das redes sociais, costumam ir embora rápido (ex: caem na homepage e saem) ou navegam por mais páginas? Quando há uma taxa de rejeição rate alta, provavelmente as pessoas não estão encontrando facilmente aquilo que procuram. Talvez seja necessária uma revisão em seu site.

4. Interação Com o Conteúdo e Tamanho – Como está a interação dos seus seguidores com o seu conteúdo? Colocam comentários, dão RT’s, Replies, etc…? O seu número de seguidores está crescendo? Essa é uma métrica que infelizmente não dá para medir pelo Google Analytics. Vale a pena desenvolver controles próprios.

5. Grau de Atividade – Quantos dos seus usuários ou seguidores são ativos e participativos – dividir os usuários ativos pelo número total de usuários – nas redes sociais em que você atua? Será que a audiência justifica o esforço? Qual o retorno real e a taxa de conversão dessas ações de marketing?

6. Taxa de Conversão – Suas conversões estão crescendo (em vendas, assinaturas ou qualquer outra coisa que você deseja medir) através de acessos vindos das redes sociais em que você atua? Um funil bem estruturado no Google Analytics pode facilmente medir esse parâmetro.

7. Menções à Marca – Estão falando bem ou mal da sua marca? Quantas menções ocorreram no período? Acompanhe o quê estão falando e em qual quantidade/frequência…

8. Fidelidade – As pessoas estão voltando ao seu site/redes? Estão compartilhando seu conteúdo?

9. Viral – As pessoas estão divulgando o seu conteúdo/ links para suas próprias redes (Ex: retwitando ou repassando updates do facebook)?

10. Blogs – Os blogs fazem parte das redes sociais, desde que você permita que postem comentários e interaja com seus leitores. Nesse caso, o conteúdo do seu blog está sendo compartilhado e indicado pelos seus leitores? E os blogs dos quais você participa. Verificou no Analytics o quanto de tráfego eles estão lhe enviando?

De acordo com os objetivos do seu negócio, escolha as métricas que mais lhe atendem.


Dica: Um dos melhores cursos que conheço, fiz e indico para aprender estas e outras técnicas em Google Analytics é o da
é a Internet Innovation que tem opções presencial ou no formato online através de webseminário ao vivo, além de outras técnicas importantes em Marketing Digital (inclusive na formação de Gerentes em Marketing Digital). Os professores são feras, atuam no mercado, a certificação é boa e fiz um networking de alto nível com profissionais de grandes empresas que também fizeram os cursos.
posted by Callebe Garcia @ 10:30 AM @ @ 0 comments
Bookmark and Share
 
Mestre Cuca

Nome: Callebe Garcia
Home: São Paulo, SP, Brazil
Niver: 01/04 - Sem mentira
Encucado no Orkut
O espaço dentro da Cuca
Na Cuca a Comunidade do Caco
Caco nu Íu Tubíu
Botando a Cuca pra Twittar

About Me: Só um garoto grande, vivendo num grande mundo pequeno onde ninguém é como todo mundo e qualquer um quer ser alguém.
See my complete profile
Cuca Fresca
Fundiu a Cuca
Racha-Cuca

Enquanto isso, no TWITTER



Ta na Cuca
Encucado by

Caco Garcia





BLOGGER

BlogBlogs